sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Presidente do CRECI-SC alerta contra golpe de falsos Corretores de Imóveis









Por: Assessoria de Imprensa CRECI-SC

         O litoral de Santa Catarina por suas características balneárias acaba atraindo os contraventores (pessoas que se passam por corretores de imóveis), que tentam se beneficiar da desinformação dos veranistas. Por este motivo nós do CRECI-SC alertamos às pessoas que sempre exijam do Corretor de Imóveis o documento de identificação profissional expedido pelo CRECI-SC.

         Casos divulgados recentemente na mídia relatam sobre a ação de falsos corretores, não só em Florianópolis, mas também em outras cidades de SC. No início deste ano a Divisão de Investigação Criminal de Balneário Camboriú, uma das praias catarinenses mais visitadas por turistas, prendeu três pessoas acusadas de participarem de uma quadrilha que realizava o golpe da temporada.  Nossa “arma” contra esses golpes é a informação. Acreditamos que quanto mais as pessoas estiverem esclarecidas, mais cuidados e atenção elas terão ao alugar um imóvel, seja pela internet ou não.

         O CRECI-SC alerta pra alguns cuidados que podem evitar grandes dores de cabeça:

·        *Certificar-se se o profissional que está fazendo a oferta é realmente um Corretor de Imóveis credenciado junto ao CRECI;

·      *Evite negociar com pessoas na rua portando chaves, placas e cartazes com anúncio de imóveis;

·        *Desconfie quando o preço do imóvel for muito inferior à média do mercado;

·       *Tenha cuidado ao repassar dados pessoais pela internet, somente repasse essas informações após se certificar que o Corretor de Imóveis/Imobiliária são credenciados junto ao CRECI-SC;

·       *Exija sempre o recibo e o contrato junto com termo de vistoria, pois o único meio de evitar mal entendido é documentar a transação.




         Além desse trabalho de orientação, desde 2009 o CRECI-SC mantém junto a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC), com a interveniência da Polícia Militar e da Polícia Civil do Estado, um convênio que objetiva a cooperação na prevenção e repressão ao exercício ilegal da corretagem de imóveis, no território de Santa Catarina.  O convênio prevê que a SSP-SC, juntamente com o CRECI-SC, fiscalize, de forma integrada, o exercício ilegal da profissão de Corretor de imóveis no Estado.

         O CRECI-SC intensifica as chamadas “blitz” durante a temporada. Em janeiro de 2015 com o apoio da Polícia Militar de SC foram realizadas nas cidades de Balneário Camboriú (dia 06) e Florianópolis (dia 20) operações de fiscalização ao exercício ilegal da profissão. Na última ação, realizada nas praias do Sul e Norte de Florianópolis, foram feitas 50 abordagens, das quais originaram: 17 autuações e cinco denúncias ao Ministério Público por exercício ilegal da profissão.

         Em 2014 mais de 30 mil documentos foram lavrados, desses mais de 1.200 por exercício ilegal da profissão.

         Além das operações de fiscalização intensiva, o CRECI-SC inovou e no final de 2013 preparou um material com dicas importantes para férias tranquilas. “Corretor credenciado, verão sossegado” é o tema da campanha, ilustrada em um impresso em formato de leque e disponibilizado em português e em espanhol. O material foi distribuído em todo o estado, principalmente no litoral catarinense.

         Colocamos também nosso serviço de Ouvidoria à disposição dos Corretores de Imóveis e da sociedade, para que busquem orientações, esclareçam dúvidas e informe-se sobre o profissional que está intermediando sua negociação.

         Lembre-se: a informação é a melhor prevenção!

Carlos Josué Beims

Presidente



Conselho Regional de Corretores de Imóveis – 11ª Região/SC

fonte http://www.creci-sc.gov.br/controller?command=noticia.Detail&id=1636

Curtir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente:

APROVEITE!